COMUNICADO Junta de Freguesia de Torres do Mondego empenhada em melhorar Praia Fluvial até ao início da época balnear

COMUNICADO Junta de Freguesia de Torres do Mondego empenhada em melhorar Praia Fluvial até ao início da época balnear

A Junta de Freguesia das Torres do Mondego, está empenhada no melhoramento da Praia Fluvial de Palheiros e Zorro até ao início da época balnear, que na zona centro será a 20 de junho. Depois de um inverno muito rigoroso, com as cheias de dezembro a fazerem muitos estragos nesta zona, há muito trabalho pela frente que foi atrasado pelo atual contexto da pandemia. Ainda assim, a autarquia assegura que, em estreita colaboração com o Município de Coimbra e o concessionário, estão a ser articuladas as alternativas para solucionar todos os problemas a curto, médio e longo prazo. A movimentação de areias para repor o areal, por exemplo, já começou.

A praia fluvial das Torres do Mondego, que terá Bandeira Azul pelo 8º ano consecutivo, o edifício do bar e todo o espaço envolvente foram vítimas das cheias de dezembro do ano transato, tendo estas causado estragos significativos. Depois de um período de espera para a realização das peritagens das seguradoras, a Junta de Freguesia meteu mãos à obra para avaliar os prejuízos e começar a resolver os problemas criados pela intempérie. Para isso, foi contratada uma vistoria técnica ao edifício à Associação para o Desenvolvimento da Engenharia Civil, da Universidade de Coimbra, e foi solicitada autorização à APA-ARH Centro para ser realizada a recarga da zona de banhos com areia do rio Mondego.

O atual contexto da pandemia tem vindo a atrasar o início dos trabalhos, mas no final do mês de abril já foi possível receber os relatórios das inspeções e as autorizações para serem iniciados os trabalhos de melhoramento, que, entretanto, já têm vindo a decorrer.

O presidente da Junta de Freguesia, Paulo Cardoso, já reuniu com o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, para apresentar um relatório dos estragos e com o objetivo de ser delineado um plano de intervenção. O município demonstrou-se totalmente colaborante neste processo e vai ajudar na reposição das boas condições pelas quais esta praia, que recebe Bandeira Azul há 8 anos, é conhecida.

Recorde-se que a 4 de julho de 2019, foi inaugurada a muito aguardada nova ponte na Praia Fluvial de Palheiros e Zorro. Uma infraestrutura que veio valorizar ainda mais o património natural da freguesia, com o projeto da responsabilidade do arquiteto Camilo Cortesão, e um investimento da Câmara Municipal de Coimbra de cerca de 580.000 euros. A nova ponte tem uma extensão de 145 metros e está assente em pilares de betão armado. Esta nova ligação foi estudada por forma a garantir uma boa inserção em ambas as margens do rio, procurando minimizar o impacto, sobretudo na margem esquerda, onde a ponte e os acessos se elevam em relação à envolvente. Na margem direita, o espaço de entrada no tabuleiro é garantido por uma plataforma que estabelece o apoio da ponte e a relação de cotas entre o arruamento, o caminho que sobe até à estrada nacional 110 e o acesso ao rio através da Rua do Porto Meio.

A Junta de Freguesia recorda ainda que a sua ação não se esgota na Praia Fluvial, sobretudo neste tempo de pandemia. “Há que dar prioridade no apoio àqueles que mais necessitam. Há preocupação em tentar resolver múltiplas situações que afligem as pessoas, as nossas pessoas, elas que são o fator preponderante sobre tudo o resto”, salienta Paulo Cardoso. No entanto, “continuamos a porfiar para dar um novo rosto a um espaço que merece uma renovação que o dignifique e que complemente o enorme investimento realizado pelo Município de Coimbra na construção da nova ponte pedonal”, concluiu o autarca.




COMUNICADO Junta de Freguesia de Torres do Mondego empenhada em melhorar Praia Fluvial até ao início da época balnear