DIVULGAÇÃO DIA DA FREGUESIA

DIVULGAÇÃO DIA DA FREGUESIA

Completam-se hoje 85 anos da data de criação da Freguesia de Torres do Mondego.
 
Como não podia deixar de ser, assinalamos hoje essa data preponderante daquele que foi um momento de afirmação de importância e independência deste território de paisagens belas e pessoas afáveis.
 
Transcrevemos aqui um pouco daquilo que se conhece da história das nossas terras e das nossas gentes:
 
"Trata-se de uma antiquíssima localidade, que pertencia à área de defensa periférica de Coimbra. Enquanto Freguesia data de 1 de Fevereiro de 1934, segundo diploma publicado no Diário do Governo 1ª Série N.º 26, onde se pode ler no Art.º 1 “É criada no Concelho de Coimbra a Freguesia de Torres do Mondego”.
 
Anteriormente pertencera à freguesia de Santo António dos Olivais da urbe de Coimbra. Mas, como «locus» habitado, a sua existência é muito anterior à nacionalidade que como se sabe, nasceu em 1128, como referência em suportes documentais respeitantes ao século XI, circunstância que não implica a inexistência de um povoamento ainda mais antigo, hipótese forçada pela vicinalidade da velha Aemininum (Coimbra)."
 
Em breve marcaremos uma cerimónia simples, na sede da Junta de Freguesia, para a qual convidaremos todos aqueles que pretenderem evocar esta importante data da nossa história como freguesia.

 




DIVULGAÇÃO DIA DA FREGUESIA