Gastronomia

Na povoação das Carvalhosas existe a tradição bastante antiga da confecção da Broa de Milho. Os habitantes viviam tradicionalmente de pequenas explorações agrícolas, sendo poucos os que trabalhavam na Sede Concelhia. 
 
Nos pequenos cultivos predominava o milho, que era produzido apenas para consumo próprio. Este, após moído em farinha era utilizado na confecção da broa. Actualmente, praticamente todas as habitações antigas têm fornos a lenha e mesmo nas habitações mais modernas os proprietários optam pela sua construção. Esta tradição é, assim, preservada, apesar de actualmente a situação ser bastante diferente pois praticamente todos os habitantes têm emprego na sede do Concelho.
A chanfana é uma das iguarias de toda a Freguesia e a sua origem remonta a uma povoação próxima, Senhor da Serra, do Concelho de Miranda do Corvo. O seu paladar característico provém do tipo de carne utilizada na sua confecção – carne de Cabra. Devido à gordura libertada aquando  da sua confecção, a chanfana preserva-se durante muitos dias e quanto mais tarde consumida, mais apurado é o seu gosto.